INSTALAÇÕES

VALÊNCIAS

CENTRO DE DIA

A associação dispõe de uma bonita sala de refeições, bastante iluminada e acolhedora, onde servimos o almoço aos nossos utentes de Centro de Dia. A ementa semanal é elaborada com a consulta dos nossos utentes. A comida é encomendada a uma empresa reconhecida e de qualidade superior, e a avaliação da mesma é realizada pelos utentes regularmente. Além do almoço, também é fornecido o lanche na sala de convívio da associação, que também tem serviço de cafetaria. A comparticipação familiar é realizada de acordo com as exigências da segurança social em entrevista com o Director Técnico na associação.

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) visa disponibilizar em contexto domiciliar, às pessoas com limitações de autonomia e/ou dependência, um conjunto individualizado de apoios, serviços e actividades promotores de qualidade de vida.

O SAD é garantido aos dias da semana, fornecendo essencialmente a distribuição de refeições (almoço e jantar), higiene pessoal e habitacional, tratamento de roupas e outros pequenos serviços.

A comparticipação familiar é realizada de acordo com as exigências da segurança social em entrevista com o Director Técnico na associação.

ACADEMIA

A Academia Sénior foi criada em Outubro de 2012 com o objectivo de oferecer um leque de ocupação de tempos livres promovendo um envelhecimento saudável. Sendo um espaço de socialização, tem como finalidade quebrar a solidão e o isolamento social, promover o convívio, despertar interesses, valorizar os conhecimentos da população sénior e ampliá-los.

Venha conhecer as actividades desta Academia e inscrever-se nas diversas disciplinas leccionadas por formadores voluntários.

Participe, aprenda, conviva! Seja um elemento importante na promoção do seu envelhecimento através de uma forma activa e saudável! Nunca é tarde para aprender.

Contacte-nos para mais informações

PROJETOS


Neste ano de 2020 temos em vigor o projecto Entre Vizinhos com a Fundação Calouste Gulbenkian, mais informações aqui.

Entre 2014-2015 a ADAS foi uma das premiadas pela Fundação EDP com o projecto ACTIV'ARTE com o objectivo de proporcionar um conjunto de actividades de carácter lúdico para os idosos do Bairro do Rego com 1) Aulas de Dança Tradicionais semanais para promoção do exercício físico 2) Aulas de Adufe e Canto Tradicional semanais para promoção da arte 3) Actuação do grupo de dança e do canto e adufes. Este projecto embora já tenha terminado o financiamento, continua ainda em vigor inserido nas aulas da academia sénior.

Entre 2012-2014 a ADAS participou num projecto com parceiros europeus no programa GRUNDTVIG, com o objectivo de dotar os idosos com competências digitais (TIC) e partilhar conhecimentos entre parceiros. Este projecto só foi financiado durante o tempo em vigor, mas como resultado ainda hoje em dia temos aulas de informática e computador disponíveis na associação, com professores voluntários formados durante este projecto. Mais informações no site HIHTAST.eu

Entre 2010-2011 criamos o projecto Escola Activa com os objectivos de 1) Diversificar as situações e experiências de aprendizagens e das experiências da vida 2) Melhorar a qualidade de vida dos idosos locais 3) Fomentar as relações interpessoais e o sentimento de pertença 4) Incentivar a participação e potenciar a inclusão social 5) Promover a alfabetização 6) Prevenir os défices cognitivos 7) Reforçar a autonomia, a auto-estima e o auto-conceito 8) Fomentar o envelhecimento activo.

Este foi o projecto piloto para a criação da Academia Sénior em 2012, que vigora em 2020 no seu 8º ano lectivo.